domingo, 23 de novembro de 2008

Matemática

Ouço Nuno Crato e pareceu-me interessante o espanto face às constatações do Professor Universitário Ron Aharoni. Aharoni, sendo professor universitário, antes de dar sentenças aos básicos do Básico, foi para escolas primárias ser professor. Esta abordagem seguramente é revolucionária mesmo para um original como Crato. Tal abordagem não passa pela cabeça de ninguém "superior" neste nosso pequeno país. Os três princípios de Aharoni, apresentados como algo de interessante e inovador faziam parte da cultura profissional da generalidade dos bons professores com quem trabalhei.

Registe-se a verificação de falta de constância do nível de dificuldade dos exames nacionais.

Nuno Crato descobre que não basta ter prazer, é preciso alguma pressão. Ora, o conceito de nível óptimo de ansiedade, descrito por Jerome Bruner e mecanismo fundamental na busca de níveis altos de eficácia no processo de aprendizagem, é um conhecimento corriqueiro há mais de trinta anos por essa Europa fora.

RTP2, são 23 horas e claramente a entrevistadora não está ao nível do entrevistado.

Sem comentários:


Um blogue de
M. Rocha Carneiro

As Memórias de Música

As Memórias de Música são breves textos que nos recordam música que de alguma forma foi marcante no nosso panorama musical. Todos os artigos podem ser encontrados agrupados sob a respectiva etiqueta.