terça-feira, 25 de novembro de 2008

Bandarilhas "contraprós"

Maria do Céu Roldão lembra-me do tempo em que, sendo Ana Benavente secretária de estado. foi criado um, de má memória, projecto ALFA para salvar o primeiro ciclo do ensino básico. Maria do Céu Roldão era nesses tempos, tal foi a minha percepção, a ideóloga desse projecto. Claro que o projecto não resultou, para isso terá contribuído um financiamento de duzentos mil contos (cem mil euros) para melhorar um universo de escolas do primeiro ciclo que à altura ultrapassava a dezena de milhar.

A questão da qualificação para avaliar o desempenho profissional docente leva-me a pensar que haveria necessidade de pensar que lugar ocupa a IGE neste nosso universo educativo.

O espanto do secretário de estado é espantoso... O mais espantoso é a forma tosca como se escondem as verdadeiras motivações por trás destas suportas reformas. Basicamente todos os professores sabem que no centro destas alterações está a vontade de reduzir em vinte a trinta por cento a massa salarial dos professores. Em linha com Manuel Pinho Portugal é um país de mão de obra barata. Para esta tarefa não podiam ter sido escolhidos melhores homens de mão. Dos dois, Jorge Pedreira está na situação de conhecer bem o inimigo. De sindicalista a factotum do socialismo moderno foi aparentemente um passo fácil de dar...

Este secretário de estado mostra que não pesca nada do que é uma escola ao afirmar que os professores titulares e avaliadores são "os que mais cargos exerceram"... Ficamos esclarecidos.

Sem quotas não há mérito. Diz a teórica entrevistadora.

E mais não digo.

1 comentário:

JS disse...

Engraçado!!!! Também não me soou bem aos ouvidos [sem quotas não há mérito...] e muito menos a esta já perturbada mente que de tanto disparate discernido nos últimos tempos, anda zonza. Será que estamos todos mentecaptos!??????


Um blogue de
M. Rocha Carneiro

As Memórias de Música

As Memórias de Música são breves textos que nos recordam música que de alguma forma foi marcante no nosso panorama musical. Todos os artigos podem ser encontrados agrupados sob a respectiva etiqueta.