sábado, 7 de março de 2009

"Corrimões"

Começa a ser o caso de gastar cera em fraco defunto. Hoje é a polémica sobre os erros em software do Magalhães. Mas ainda recentemente encontrei estas "preciosidades" no sítio Ciberdúvidas da Língua Portuguesa:

Corrimãos ou corrimões?

1ª Resposta
[Resposta] Logicamente, o plural de corrimão seria apenas corrimãos, porque esta palavra é formada de correr+mão. Mas vulgarizou-se o plural corrimões por duas razões: por um lado, porque se perdeu bastante a noção de que em corrimão entra o elemento mão, cujo plural é mãos; por outro lado, porque há tendência para fazermos em -ões o plural das palavras terminadas em -ão.

Em conclusão: temos o plural corrimãos e o plural corrimões. Este último é o mais corrente.

2ª Resposta
[Resposta] Como poderá ler na resposta do dr. José Neves Henriques (Corrimãos ou corrimões?), a verdade é que o barbarismo "corrimões" vulgarizou-se, e como o hábito (ou o erro mil vezes repetido...) tem muita força todos os dicionários já regist[r]am um e outro plural...
Mas, tal como o prezado consulente, eu, pessoalmente, não uso o plural corrimões...
3ª Resposta [Resposta] Aconselho a leitura da resposta de Edite Prada Sobre a formação do plural. De qualquer maneira, os plurais pedidos são os seguintes: paul – pauis jejum – jejuns oásis – oásis cãozito – cãezitos colher – colheres Quanto a corrimão, o plural deveria ser, em princípio, corrimãos, para manter a ligação à palavra mão, mas na realidade o que se usa e já está consagrado é corrimões (ler a resposta de José Neves Henriques Corrimãos ou corrimões?).

Já o dicionário Priberam:

corrimão pl. corrimãos ou corrimões de correr + mão s. m., peça ao longo de uma escada que serve para apoio a quem sobe ou desce; barrote que, nos navios, sustenta os balaústres e serve para encosto; mainel.

*********
Palavras para quê?

Sem comentários:


Um blogue de
M. Rocha Carneiro

As Memórias de Música

As Memórias de Música são breves textos que nos recordam música que de alguma forma foi marcante no nosso panorama musical. Todos os artigos podem ser encontrados agrupados sob a respectiva etiqueta.